Como servir a dois países?
Um que ficou para trás e o outro que será todo o futuro!
O primeiro, rico em cultura e de historia milenar, berço do catolicismo e de tantas outras referencias mundiais, mas que, não tinha como alimentar a população carente e sem trabalho, optando entre vê-los morrer de fome e doenças, por “exportá-los”.
O segundo, de dimensões continentais e de baixa densidade populacional, com economia incipiente e pouco diversificada, de braços abertos a todos que pudessem inserir em seu solo, novas sementes.
Este é o cenário da saga da família Berto, que partiram da Itália sem qualquer poder econômico, mas trazendo como lastro os costumes sociais, a religiosidade, a cultura, os valores familiares e o conhecimento de produção.
O autor conduz o leitor, a mergulhar na alma de cada componente desta família, oferecendo emoção a cada virada de página, lhe despertando o choro e o riso, além de mostrar como se originou o grande pólo de desenvolvimento em parte do Brasil.
Ao iniciar a leitura, com certeza será levado a querer descobrir o Italiano Imigrante, percorrendo caminhos que se iniciam por volta de 1875 e chega próximo a 1980 descortinando os acontecimentos políticos ocorridos no período, parte da história dos dois países.
Até onde foram cidadãos italianos em solo brasileiro, e a partir de quando passaram o deixaram de ser.
Quais os hábitos e laços que mantiveram com a antiga pátria, e perceba, como um sociólogo, a inserção paulatina, constante e transformadora deste indivíduo na nação Brasileira, formando população única, forte, forjada em valores trazidos pelos imigrantes de diversas nações, aqui em particular, o italiano.
O leitor certamente estará emocionado ao descobrir o Italiano Imigrante. Comece por Costantin.
Italiano Imigrante é um romance impar, diferente de tudo o que você já leu ou ouviu falar sobre as historias dos antepassados italianos. Trás um enfoque abrangente e amplo de como cada personagem se transforma, ao longo do tempo, se inserindo e absorvendo os hábitos e costumes do novo mundo, ao mesmo tempo em que transfere os seus valores, agente transformador que influenciou na política, na economia, na coletividade, nas artes, nas letras da nação Brasileira. No convívio entre os inúmeros personagens desta historia, o sentimento humano aflora a cada hora, cada dia e a cada ano.
Se deixe envolver pela emoção na leitura deste romance. Não haverá meios de ficar incólume ao comungar dos anseios de Francini, Anna, Giusepe, Francesco entre outros.
Descubra o Italiano Imigrante.
Ivanor Ferronato nasceu em Osbaio Alto, distrito do município de Sarandi, RS. Em 19 de setembro de 1950. Filho de descentes Italianos. Chegando a Porto Alegre em 1969, teve início sua formação acadêmica: Ciências Contábeis, Direito até o 7º semestre, pós-graduado em C. contábeis pela FGV/RS. Laborou na área administrativa em duas das maiores empresas jornalísticas da época: Cia Jornalística Caldas Júnior, dez anos, que editava quatro jornais diários com destaque para o Correio do Povo. Cia Jornalística J. C. Jarros (Jornal do Comércio) durante cinco anos.
Neste meio, foi fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração das Empresas Editoras de Jornais e Revistas do Estado do RS. Foi assessor parlamentar na Câmara Municipal de Porto Alegre durante um ano e meio. Como Jornalista, teve publicado mais de uma centena e meia de artigos e crônicas no Jornal do Comércio de Porto Alegre.
Nos últimos vinte anos, atuou concomitantemente com pequenos empreendimentos na área da construção civil, foi perito judicial do juízo em mais de trezentos processos, e mantém escritório de profissional em que participou da inauguração da General Motors em Gravataí, RS, com a instalação de um de seus sistemistas.
É o procurador no Brasil, perante o Ministério da justiça da Fundação CEPA – Centro de Estudos e Planificação do Ambiente, com sede em La Plata, Argentina, entidade esta ligada a Flacan e a Unesco, que elaborou o novo plano diretor de Florianópolis.
É o profissional responsável pela área contábil, fiscal e RH, da Decision Business School de Porto Alegre, desde a sua fundação, a vinte anos, empresa esta pioneira no Brasil na descentralização dos cursos da FGV do Rio de Janeiro.
Teve publicado os seguintes livros:
Manual de Administração para Pequenas e Médias Empresas Jornalísticas: PUC – RS;
Universitário Dezenove ½ Quatro
Contexto: O homem Desnudo pela EST
Italiano Imigrante
Ivanor FerronatoISBN: 9788544402252
Acabamento: Brochura
Formato: 16cm x 23cm
428 Páginas